Áreas urbanizadas no Brasil crescem 19% entre 2015 e 2019, aponta IBGE

Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela um aumento de 19% nas áreas urbanizadas – constituídas por aglomerados de casas, ruas e edificações – entre 2015 e 2019. Os dados, divulgados nesta terça-feira (22), indicam uma expansão contínua das cidades no Brasil.

De acordo com o IBGE, o país possui 45.945 km² de áreas urbanizadas, uma área maior do que a de nações inteiras, como a Dinamarca. No entanto, essas áreas representam apenas 0,54% do território total do Brasil e caberiam completamente no estado do Espírito Santo.

A pesquisa, baseada em dados de 2019 e construída a partir de imagens de satélite, revela que o Brasil mantém uma forte concentração no litoral, seguindo um padrão estabelecido durante a colonização. A costa abrange 443 municípios, correspondendo a 27% do território nacional e 8% das áreas urbanizadas. Fora do litoral, as cidades se concentram ao longo de vias de circulação, como rodovias.

As vastas áreas sem construções estão presentes na Amazônia e Pantanal, destinadas a unidades de conservação e terras indígenas. Essas áreas também são encontradas em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e na região conhecida como Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, principalmente devido às áreas destinadas à produção agrícola.

São Paulo é o estado com a maior extensão absoluta de áreas urbanizadas, totalizando 8.614,62 km², representando 18% do total mapeado pelo IBGE. Treze unidades federativas têm mais de 1.000 km² de áreas urbanizadas.

No aspecto da proporção de áreas urbanizadas em relação ao território total, o Distrito Federal lidera com 10,25%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 6,46%. Apesar de ter o maior território absoluto, o Amazonas possui apenas 0,04% de áreas urbanizadas.

Quanto aos loteamentos vazios – áreas com ruas definidas, mas sem edificações –, a região Nordeste lidera com 826,19 km², à frente do Sudeste, em segundo lugar, com 646,18 km².

Na lista das maiores extensões absolutas em urbanização estão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. Proporcionalmente, São Caetano do Sul (SP) ocupa o primeiro lugar, com 100% do território ocupado por áreas urbanizadas, seguido por São João de Meriti (RJ), com 99%.